Saiba como funciona o Programa Universidade para Todos

O Programa Universidade Para Todos “Prouni” é um programa do governo federal que tem como objetivo a concessão de bolsas (integrais ou parciais) de estudo para estudantes de instituições de ensino superior privadas.

Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005 oferece, em contrapartida, isenção de tributos àquelas instituições que aderem ao Programa, ou seja, elas não pagam impostos.

Desde sua criação o Programa Universidade para Todos já atendeu quase 2 milhões de estudantes, sendo que 70% dos casos foram beneficiados com bolsas integrais de estudo. Entenda como é o processo seletivo do Prouni e o que você precisa fazer para conseguir uma bolsa.

Como funciona o prouni?

Como já foi dito um pouco acima, para conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni você tem que prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, na edição anterior ao processo seletivo e obter a nota mínima pré-estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC).

inscrição prouni

Para ser um candidato apto você também deve atender aos requisitos abaixo:

  • Ter renda familiar de no máximo 3 (três) salários mínimos;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

A seleção funciona em três etapas:


Inscrição e pré-seleção: onde você faz tua inscrição e informa as opções de bolsa e instituição (que podem ser até 5). Nessa mesma etapa você será classificado pelo Sistema do Prouni de acordo com a nota da prova e as opções de curso escolhido. Caso tenha sido pré-selecionado para ocupar a vaga em questão você deve seguir a etapa abaixo.


Aferição das informações pela instituição escolhida: depois de ter sido pré-selecionado você deverá comparecer à instituição de ensino escolhida, com os documentos que comprovam as informações cadastras na inscrição.


Seleções feitas pelas instituições: se os documentos levados na averiguação estiverem de acordo a instituição pode optar, ou não, por fazer um processo seletivo interno para definir se você ganhará a bolsa ou não.


Como faço para me inscrever no Prouni

A inscrição do Prouni é realizada através do Sistema do Prouni (SisProuni) e o período é determinado e divulgado pelo MEC. Fique atento às datas divulgadas e aos documentos necessários para concorrer a uma bolsa.

A diferença entre o Prouni e o FIES é que após o termino do curso o bolsista Prouni não precisará quitar nenhum valor.

inscrição prouni

Para conseguir manter a bolsa você deve ter um aproveitamento igual ou maior que 75% nas matérias ministradas durante o curso e em presenças. Alunos que não atingirem esses números correm o risco de perder a bolsa permanentemente.

Para saber mais informações sobre o Prouni 2018 Quer mais informações sobre o Prouni, prazos e condições? Se informe no site do programa.